Como medir os resultados de marketing digital?

Você criou um plano de marketing, escolheu as técnicas e começou a aplicá-las. Mas, como saber se o marketing e as técnicas utilizadas estão trazendo resultados positivos para meu negócio?

É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Aqui vamos conhecer os principais KPIs para mensurar os resultados.

O que é um KPI?

O KPI ou indicador-chave de desempenho mede como sua empresa está se saindo. Os KPIs são métricas que avaliam o desempenho geral ao longo do tempo. Eles são utilizados para medir o desempenho financeiro, de vendas e de marketing.

Neste artigo vamos conhecer os KPIs de marketing, entender quais são e como aplicá-los na sua imobiliária.

Visitantes do site

Atrair visitantes para o site da sua imobiliária é o principal objetivo de marketing. Esse KPI é importante para acompanhar o sucesso das estratégias de marketing.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico são aqueles visitantes que encontram seu site nas pesquisas no Google, por exemplo. É um ótimo KPI para medir os esforços de SEO.

Tráfego de referência

Este KPI pode ajudar a entender de onde seus visitantes estão vindo. É um KPI que complementa o anterior.

Aqui você entende como a maioria das pessoas encontra a sua imobiliária. Pode ser de forma orgânica, anúncio pago, redes sociais, links patrocinados, entre outros.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que concluem uma ação no site ou nas redes sociais.

A ação pode ser o preenchimento de um formulário no site, enviar uma mensagem ou fazer uma reserva, por exemplo.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Este indicador mostra quanto dinheiro é necessário para conquistar  um novo cliente.

Envolve o trabalho da equipe ao longo do processo de venda. Da atração de visitantes no site, a nutrição dos leads até o fechamento da compra.

Essa métrica pode ser utilizada para lhe ajudar a tomar decisões orçamentárias. Afinal, você não quer gastar muito dinheiro para adquirir um cliente, se isso não resultar em lucro.

Como calcular o CAC?

Para o cálculo do CAC faça o levantamento do custo realizado com marketing, vendas e operação, durante um período de tempo.

No levantamento de custos, considere os gastos envolvidos com a aquisição de clientes. Custos com salários da equipe, comissões de vendas, assinatura de software, compra de anúncios entre outros.

Após ter em mãos o custo de aquisição é necessário fazer o levantamento de clientes conquistados no mesmo período.

O CAC é obtido pela divisão do custo de aquisição pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo período de tempo:

CAC = Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes

Mas, como saber se o CAC da minha empresa está bom?

O resultado do CAC depende muito da área de atuação ou tipo de empresa. Para entender se o CAC está bom, observe o seu negócio.

Por exemplo, se a sua imobiliária trabalha com imóveis de temporada, o CAC deve ser menor que o ticket médio da reserva.

O CAC pode ser comparado ao LTV, que veremos adiante. Quando o CAC é maior que o LTV, você está gastando muito dinheiro para conquistar os clientes.

Valor do tempo de vida do cliente (LTV)

O LTV indica a quantidade de receita que um cliente gera para a empresa. E pode ajudar a determinar quanto dinheiro pode ser gasto em marketing.

Como calcular o LTV?

Para calcular o LTV é preciso ter em mãos as seguintes informações:

  • ticket médio
  • média de compras por cliente ao ano
  • média de tempo de retenção de clientes

A fórmula para calcular o LTV é:

LTV = (ticket médio x média de compras) x média de tempo de retenção

Para facilitar o entendimento, imagine o seguinte cenário:

  • a imobiliária recebe de comissão R$1.000,00 / mês
  • em média os contratos são de 24 meses.

Os valores para a fórmula são:

  • Ticket médio: R$ 1.000,00
  • Médias de transações feitas no ano: 12
  • Tempo de retenção: 24 meses ou 2 anos

A fórmula ficaria assim:

LTV = (1000 x 12) x 2 = R$ 24.000,00

No exemplo acima o LTV é de R$ 24.000,00, ou seja, é esse o valor médio que o cliente gasta na sua imobiliária.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI refere-se a quanto dinheiro você ganha em comparação com o custo de marketing. Com esse indicador é possível verificar a eficiência de um investimento.

Como calcular o ROI?

Existem diversas fórmulas de ROI, no entanto o mesmo resultado será encontrado. Para fins deste artigo, vamos considerar a seguinte fórmula:

ROI = (lucro das vendas - custo do investimento em marketing) / custo do investimento em marketing

Retorno sobre os gastos com anúncios (ROAS)

Você pode usar este KPI para determinar o sucesso de suas campanhas publicitárias. Essa métrica mede a receita gerada em comparação com cada real gasto. Geralmente é uma proporção, por exemplo se você ganhou R$ 10,00 para cada R$ 1,00 gasto, significa que seu ROAS é de 10:1.

Crescimento de seguidores

Se o uso das redes sociais está na sua estratégia de marketing, esse é um KPI que deve ser acompanhado.

O crescimento de seguidores pode indicar como está o reconhecimento da marca e a interação com o público.

Se o reconhecimento é um dos objetivos, está é uma ótima maneira para medir o sucesso da estratégia.

Engajamento nas mídias sociais

Além da taxa de crescimento de seguidores, é importante também avaliar o engajamento.

Você pode rastrear curtidas, compartilhamentos, comentários, mensagens, entre outros.

Medir o engajamento ajuda a analisar a qualidade das suas postagens.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS mede a satisfação dos clientes com a sua empresa e a probabilidade deles indicarem a sua empresa.

Ouvir o que seus clientes têm a falar sobre a sua imobiliária, pode ser uma importante ferramenta de marketing. 

Retenção de clientes

Embora não seja um KPI diretamente de marketing, mas a retenção de clientes pode ajudá-lo a entender melhor seus clientes.

Ajuda a entender qual o perfil de clientes e como é consumo. Se compram uma ou mais vezes.

A retenção de clientes é um ótimo KPI para rastrear, pois você pode usar as informações em campanhas de marketing.

Tão importante quanto ter um plano de marketing é acompanhar os resultados. E é através dos KPIs, que você mede o sucesso das estratégias de marketing digital.

Mas, para que haja bons resultados é necessário que a sua imobiliária esteja preparada. Uma ferramenta de gestão imobiliária aliada a estratégia de marketing é um diferencial. Assim, você mantém um ótimo atendimento ao cliente e a organização dos processos internos.

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